
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
A Casa Branca divulgou neste sábado (16) um balanço das atividades do presidente Donald Trump ao longo da semana, destacando medidas internas e iniciativas de política externa.
Entre os principais pontos, está o encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca, na sexta-feira (15). Segundo a comunicação oficial, a reunião foi considerada “produtiva” por ambos os líderes e teve como foco esforços para encerrar a guerra na Ucrânia.
Na frente doméstica, o presidente anunciou a federalização do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington (D.C.), com base no Home Rule Act, e autorizou o envio da Guarda Nacional para atuar na segurança da capital norte-americana. A medida foi justificada pelo governo como resposta ao “crime fora de controle” na cidade.
Trump também divulgou a lista dos homenageados do Kennedy Center em 2025, proclamou o 90º aniversário da Previdência Social e informou a manutenção da suspensão de tarifas sobre produtos chineses, enquanto prosseguem negociações comerciais entre os dois países. Outro ponto destacado foi a decisão de não aplicar tarifas sobre o ouro.
Segundo a Casa Branca, o Departamento de Assuntos de Veteranos processou até o momento 2,5 milhões de pedidos de classificação de benefícios no ano fiscal de 2025, número recorde em comparação a anos anteriores.
Já o vice-presidente J.D. Vance esteve no Reino Unido, onde visitou a Base Aérea de Fairford, na Inglaterra, encontrou-se com militares norte-americanos e participou de atividades com suas famílias.