[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (14/11), uma operação para apurar fraudes bancárias praticadas contra a Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro. As ações ocorreram em Campos dos Goytacazes, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos bairros Parque Tamandaré e Centro. As medidas foram autorizadas pela 2ª Vara Federal de Niterói, que também aplicou cautelares alternativas à prisão contra a suspeita.
Segundo a investigação conduzida pela Delegacia da PF no município, as fraudes teriam sido cometidas por uma servidora da instituição financeira. Ela atuaria sozinha na alteração irregular de dados cadastrais de clientes, reemissão indevida de cartões e realização de saques presenciais em terminais de autoatendimento. As apurações também apontam contratações suspeitas de cartões de crédito.
O caso veio à tona após relatórios internos identificarem manipulações sistemáticas em contas, reemissão de diversos cartões para um único endereço e saques distribuídos por diferentes agências da cidade. Segundo a PF, até o momento, foram localizados 52 clientes com cadastros alterados indevidamente, e o prejuízo estimado chega a aproximadamente R$ 500 mil.
Durante a operação, foram apreendidos dois celulares, dois notebooks, sete cartões bancários em nome de terceiros e documentos diversos. A investigada poderá responder por inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e furto qualificado.