
[Foto: Arquivo / Roque de Sá / Agência Senado]
Durante coletiva de imprensa realizada no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a publicação feita por Donald Trump em sua rede social, na qual o presidente dos Estados Unidos criticou o tratamento dado a Jair Bolsonaro pela Justiça brasileira. Lula respondeu à pergunta de jornalista sobre o tema.
Em postagem publicada no domingo (07/07), Trump afirmou que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil e declarou estar acompanhando o que chamou de “ataque a um opositor político”. O ex-presidente dos EUA também escreveu que o ex-presidente brasileiro “não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo” e disse que o “único julgamento que deveria acontecer é o julgamento pelos eleitores do Brasil”.

Ao ser questionado sobre a publicação, Lula respondeu:
“Olha, eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro, sabe, eu tenho uma coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, esse país tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro, portanto, dê palpite na sua vida e não na nossa”.
Na sequência, o presidente brasileiro classificou como “equivocada e irresponsável” a postura de presidentes que utilizam redes sociais para fazer declarações públicas sobre assuntos de outros países:
“Eu sinceramente nem acho que eu deveria comentar, porque eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet, não é correto, ele precisa saber que o mundo mudou, não queremos imperador, nós somos países soberanos”, afirmou.
Lula também ressaltou a importância do respeito entre as nações e concluiu sua fala com uma referência à soberania nacional:
“As pessoas têm que aprender que respeito é bom, respeito é muito bom, a gente gosta de dar e gosta de receber e é preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz”.