Brasil realiza Dia D de Mobilização contra a Dengue
[Foto: Raquel Portugal / Fundação Oswaldo Cruz]
Neste sábado (14/12), o Dia D de Mobilização contra a Dengue promove iniciativas em várias cidades do país buscando conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Segundo o Ministério da Saúde, somente em 2024, o Brasil registrou mais de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 5.915 mortes confirmadas, números cinco vezes maiores do que os de 2023. Os estados com maior incidência foram Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. São Paulo lidera em casos graves e mortes, seguido por Minas Gerais. Entre os infectados, 55% são mulheres, e a faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos.
De acordo com a ministra da saúde, Nísia Trindade, ao longo deste ano, foi registrado um aumento de casos, refornando a importância do cuidado. “Temos a fase que estamos agora de uma forte prevenção, controle dos focos. Mas sabemos que haverá casos de dengue. Para isso, temos de estar organizados. É a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), a organização da assistência, do papel dos estados, dos governadores nesse processo. Por isso estamos fazendo esse Dia D”, destacou.
Em 2024 foi iniciada a vacinação contra a dengue para adolescentes de 11 a 14 anos em cidades de grande porte com alta incidência da doença. Em outubro, a Fiocruz firmou parceria com a fabricante Takeda para a produção nacional da vacina, aumentando sua disponibilidade.
Em caso de sintomas como dor no corpo, febre, dor atrás dos olhos, é fundamental procurar a unidade de saúde para os devidos cuidados.
Segundo o Ministério da saúde, entre as medidas eficazes de combate ao mosquito causador da dengue, estão:
- Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
- Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
- Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
- Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
- Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
*Com informações de Ministério da Saúde