
[Foto: Richard Souza / AN]
O Brasil oficializou na terça-feira (14/11/2023) sua candidatura para sediar o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. O pedido foi protocolado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) junto à Federação Internacional de Ginástica (FIG), com apoio do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento está previsto para ocorrer em agosto de 2025.
A proposta brasileira conta com o respaldo dos ministros André Fufuca (Esporte) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral), que participaram da formalização da candidatura, destacando o compromisso institucional com o fortalecimento da modalidade no país.
“Acreditamos que a solicitação brasileira sensibilizará a FIG. Somos um país enorme, com grande peso internacional e mais de 200 milhões de habitantes. O Brasil está cada vez mais apaixonado pela Ginástica Rítmica, modalidade que se consagrou como a mais vitoriosa do país nos Jogos Pan-Americanos de Santiago”, afirmou Luciene Resende, presidente da CBG.
Luciene destacou ainda que o Brasil tem demonstrado crescimento consistente na ginástica rítmica, tanto em nível continental quanto mundial, com presenças frequentes no pódio em etapas da Copa do Mundo. “Realizamos, em nossa gestão, Sul-Americanos, Pan-Americanos e etapas de Copas do Mundo. Falta um Campeonato Mundial, e agora acreditamos que poderemos marcar esse item em nossa lista”, completou.
A dirigente agradeceu o apoio do Governo Federal, considerado essencial para a concretização do projeto: “Ter um Mundial de GR no nosso país é um sonho. Estamos muito perto de realizá-lo, graças ao apoio incondicional do Ministério do Esporte e da Secretaria-Geral da Presidência”.
A América do Sul jamais sediou o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. Das 40 edições realizadas até o momento, 34 aconteceram na Europa e apenas quatro na Ásia, o que reforça a expectativa de que a candidatura brasileira receba atenção especial da FIG.
O Ministro do Esporte, André Fufuca, classificou o momento como histórico. “Estamos anunciando aqui o apoio do Ministério do Esporte às garantias que darão ao Brasil o direito de ser sede do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. Esse campeonato nós queremos trazer para a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, para mostrar ao Brasil e ao mundo a capacidade, a qualidade e a técnica das nossas ginastas”, afirmou.
Já o ministro Márcio Macedo ressaltou a representatividade da atual geração de ginastas brasileiras. “Essas meninas, que treinam em Sergipe, meu estado, formam uma geração vitoriosa, que representa o Brasil e eleva o nosso país ao mais alto patamar em nosso planeta. Essas meninas merecem se apresentar em seu país”, declarou.
Caso seja aprovada, esta será a primeira vez que o Brasil — e toda a América do Sul — sediará o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.