Bombeiros do RJ: novo cão de resgate inicia treinamento e aguarda votação para nome
[Foto: Ricardo Cassiano / CBMERJ]
Ele tem apenas dois meses e meio, quatro patas ágeis e um faro insuperável. O novo integrante do canil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já chegou com uma grande missão: ser treinado para salvar vidas em cenários de deslizamentos e desabamentos, especialmente durante o período crítico das chuvas de verão. Agora, a corporação convida a população a ajudar a escolher o nome desse futuro herói.
Da raça Pastor Holandês, o filhote está sendo preparado no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). O treinamento, que pode durar até dois anos, inclui simulações em diferentes tipos de terrenos, como lama, pedras, terra e grama, além de atividades que desenvolvem equilíbrio, destreza e obediência. Desde cedo, o cãozinho aprende a encarar situações que simulam desastres reais, com foco em localizar vítimas soterradas em meio aos escombros.
Além de receber o treinamento técnico, o filhote se junta a um time de elite formado por cães e seus condutores – os binômios –, que já se destacam pelo trabalho em operações de busca e salvamento. Cada atividade é planejada para transformar o animal em um verdadeiro salvador, preparado para agir em situações extremas e ajudar a salvar vidas.
Nome será escolhido em votação
Segundo o CBMERJ, o público tem a chance de participar ativamente dessa história. A votação para o nome do novo integrante está acontecendo no perfil oficial do Corpo de Bombeiros no Instagram (@corpodebombeiros_rj). As opções são “Hope” ou “02”. A escolha pode ser feita até o dia 2 de dezembro, com o resultado sendo anunciado no dia seguinte.