Bolsonaro usa, em publicação sobre os Yanomâmis, foto recebida por CPI durante diligência no Maranhão, em 2008
[Foto: Aviso / GE]
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), publicou, neste sábado (28/01), em rede social, imagem de foto em página do relatório final da CPI “destinada a investigar as causas, as consequências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007”. A foto teria sido entregue “à CPI durante a diligência realizada no Maranhão em abril de 2008¨”, afirma o relatório.
O relat´ório da CPI “destinada a investigar as causas, as consequências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007”, com a foto utilizada na publicação do ex-presidente, pode ser acessada clicando aqui.
Na públicação, Bolsonaro afirma que nunca um governo teria dispensado tanta atenção e meios aos indígenas “como” ele próprio.
Segundo a UNICEF, em 2019, durante o primeiro ano do governo de Bolsonaro, um estudo focado no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, apontava que 80 % das crianças menores de 5 anos pesquisadas apresentavam desnutrição crônica. Este estudo foi realizado com a participação das seguintes instituições: Fiocruz, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan) do Ministério da Saúde e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Atenção: Contém imagem forte. Pessoas sensíveis
Confira a seguir a publicação do ex-presidente:
– A verdade Yanomami: nunca um Governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas como Jair Bolsonaro. https://t.co/9yTOpXcK05 pic.twitter.com/78aAuWmTxh
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 28, 2023