
De 13 a 22 de junho, o Riocentro será palco da Bienal do Livro Rio 2025, que nesta edição ganha um simbolismo especial com o Rio de Janeiro eleito Capital Mundial do Livro pela UNESCO. O Grupo Ediouro prepara uma participação marcante, com um estande de 120 m² no Pavilhão 4 (verde), próximo ao Palco Apoteose, onde promove lançamentos, encontros com autores, experiências interativas e homenagens a grandes nomes da literatura nacional.
Entre os destaques da programação, a escritora britânica Cara Hunter, conhecida pela série de romances policiais protagonizada pelo detetive Adam Fawley, participa de um bate-papo no dia 19 de junho, no Palco Apoteose, ao lado do autor Raphael Montes e da mediadora Luciana de Gnone. Hunter também autografa seu mais novo livro, Assassinato na Família, no estande da Skeelo, e inspira a atração interativa Escape Bienal, em que o público é convidado a desvendar enigmas baseados em tramas policiais.
Outro momento especial será o Cortejo Suassuna, em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, no dia 16 de junho, data em que o autor completaria 98 anos. A Orquestra Armorial percorrerá os corredores do evento com música, poesia e dança. A celebração se encerra com uma aula-show de João Suassuna, neto do autor, na Praça Além da Página.
A Ediouro também apresenta uma banca temática da Coquetel, instalada entre os pavilhões 3 e 4, próxima à Praça Além da Página. Inspirado nas bancas de jornal, o espaço reúne títulos de passatempos, livros ilustrados e de colorir dos selos Coquetel e Pixel. A estrutura oferece ainda wi-fi gratuito de 20 MB, em parceria com o portal G1.
O estande da Ediouro inclui o Espaço Suassuna, reservado para sessões de autógrafos, bate-papos com escritores e experiências voltadas ao público leitor. Estão confirmados autores como Vinicius Grossos, que lança Reencontros no dia 14; além de Bia Bedran, Estevão Ribeiro, Simone Mota, Graça Lima, Luana Rodrigues, Sonia Rosa, Sonia Rodrigues e Chris Melo.
Entre os lançamentos do grupo editorial durante a Bienal estão Reencontros, de Vinicius Grossos; Leão XIV, de Christophe Henning; Maria, mais forte que o mal, do padre Reginaldo Manzotti; além da saga Mistborn, de Brandon Sanderson, pela Editora Trama; O Tambor, de Günter Grass, pela Nova Fronteira; e a edição em quadrinhos de O Conde de Monte Cristo, adaptada por Amazing Ameziane.
A programação da Ediouro também ocupa outros espaços da Bienal, com a presença de nomes como Conceição Evaristo, Zélia Duncan, Eliana Alves Cruz, Rodrigo França e Geraldo Carneiro.
Confira a programação da Ediouro na Bienal do Livro Rio 2025:
Sábado – 14/06
14h – Vinicius Grossos – Estande Ediouro
19h – Vinicius Grossos – Palco Apoteose
Domingo – 15/06
11h – Gato Galactico – Praça de Autógrafos
11h – Estevão Ribeiro – Estande Ediouro
14h – Craft Legends – Auditório Ziraldo
17h – Vinicius Grossos – Estante Virtual
18h – Vinicius Grossos – Estande Skeelo
Segunda-feira – 16/06
11h – Simone Mota – Estande Ediouro (com contadora de histórias)
14h – Graça Lima – Estande Ediouro
17h30 – Cortejo Suassuna e aula-espetáculo com João Suassuna – Praça Além da Página
Terça-feira – 17/06
11h – Luana Rodrigues – Estande Ediouro
11h – Sonia Rodrigues – Biblioteca Fantástica
14h – Sonia Rosa – Estande Ediouro
16h – Sonia Rodrigues – Estande Ediouro
Quarta-feira – 18/06
10h – Personagem Luccas Neto – Estande Ediouro
11h – Bia Bedran – Estande Ediouro
13h30 – Bia Bedran – Biblioteca Fantástica
Quinta-feira – 19/06
13h – Cara Hunter – Palco Apoteose
14h30 – Cara Hunter – Sessão de autógrafos
18h – Zélia Duncan – Café Literário
Sexta-feira – 20/06
13h – Rodrigo França – Palco Apoteose
18h – Cara Hunter – Estande Skeelo
Sábado – 21/06
11h – Rafa e Luiz – Praça de Autógrafos
16h – Chris Melo – Estande Ediouro