Espaço Cultural Eliseu Visconti - BN | Foto: Richard Souza / GE
[Foto: Richard Souza / GE]
A Biblioteca Nacional realizará, na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro, a cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2025. O evento começa às 10h, no auditório Machado de Assis, na sede da instituição, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e a transmissão será feita ao vivo pelo canal da Fundação Biblioteca Nacional no YouTube.
Durante a cerimônia, serão entregues os prêmios aos primeiros colocados das doze categorias do concurso, além dos diplomas destinados aos segundos e terceiros lugares. Criado em 1994, o prêmio reconhece a qualidade intelectual de obras publicadas no Brasil e é considerado uma das principais premiações literárias do país. A iniciativa também é reconhecida por sua característica democrática, sem taxa de inscrição e com valor de R$ 30 mil destinado igualmente a todas as categorias.
Vencedores da edição 2025
Poesia: Pote de mel e outros poemas, de Leonardo Gandolfi, Editora 34.
Romance: Guerra – I: ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866, de Beatriz Bracher, Editora 34.
Conto: Tantra e a arte de cortar cebolas, de Iara Biderman, Editora 34.
Tradução: Mulheres sobre as quais desejo escrever, traduções de Karen Kazue Kawana e Bruna Tiemi Ogawa (org.); Luciana Miho Kawasaki, Luis Libaneo, Pedro Malta, Takeshi Ishihara e Tauanny Falcão, Desalinho Publicações.
Ensaio Social: Assombros da casa-grande: a Constituição de 1824 e as vidas póstumas da escravidão, de Marcos Queiroz, Fósforo Editora.
Ensaio Literário: O homem não existe, de Lígia Diniz, Grupo Companhia das Letras.
Projeto Gráfico: Romances de cordel, de Gustavo Piqueira, Editora José Olympio.
Literatura Infantil: Encaramujado, de Vana Campos (autora) e Raquel Matsushita (ilustradora), PeraBook Editora.
Literatura Juvenil: Giraflor e outros jequitinhonhas, de Heloisa Pires Lima (autora) e Gildásio Jardim (ilustrador), Editora FTD.
Histórias de Tradição Oral: Dono das palavras: a história do meu avô – Aki Oto: Api akinhagü, de Yamaluí Kuikuro Mehinaku, Todavia Editora.
Histórias em Quadrinhos: Quando nasce a autoestima?, de Regiane Braz e Jefferson Costa, Editora Trem Fantasma.
Ilustração: Pedro e Paulo, de Fábio Severino, Editora Joaquina.
Serviço
Cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2025
Data: 3 de dezembro
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº, Centro (entrada pelo jardim)
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/K_i-B8lbD1o
Evento gratuito