Base aérea de Canoas inicia operações comerciais para passageiros e cargas
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
A partir da próxima segunda-feira (27/05), a Base Aérea de Canoas (RS) passará a operar voos comerciais para transporte de passageiros e cargas. A decisão, aprovada em reunião extraordinária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi publicada no Diário Oficial da União em 20 de maio. O objetivo é atender à crescente demanda de transporte aéreo no Rio Grande do Sul, após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho devido a fortes chuvas e enchentes.
A Fraport Brasil, responsável pela administração do terminal, informou que o embarque e desembarque de passageiros ocorrerá temporariamente no Terminal ParkShopping Canoas. Este local foi preparado para oferecer check-in, despacho de bagagens e embarque dos passageiros. O terminal funcionará a partir das 6h, fechando após o último voo do dia.
Foram instalados equipamentos de raio X e pórticos detectores de metal, além de dispositivos de inspeção de passageiros e bagagens de mão, supervisionados pela Polícia Federal. Após a inspeção, os passageiros serão transportados via terrestre à Base Aérea de Canoas, acompanhados por funcionários da Fraport Brasil e das companhias aéreas.
Recomendações para passageiros
Os passageiros devem se apresentar no Terminal ParkShopping Canoas pelo menos três horas antes do voo. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes da decolagem. Apenas aqueles que completarem os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas terão acesso à Base Aérea, e exclusivamente por meio dos ônibus identificados pela Fraport Brasil.
Expansão da Malha Aérea
Com mais de 130 voos operados para o Rio Grande do Sul, a malha comercial inclui, além de Canoas, aeroportos em Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Florianópolis e Jaguaruna.
GOL
A GOL Linhas Aéreas informou que a partir de 1º de junho, retomará suas operações na base aérea de Canoas (QNS), com até nove voos semanais diretos entre Canoas e o aeroporto de São Paulo/Guarulhos (GRU). A medida visa restabelecer a conectividade para a população de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul.
Os voos serão realizados diariamente, com saídas de São Paulo às 10h05 e chegadas em Canoas às 11h50. No retorno, os voos partem de Canoas às 13h20, com pouso em São Paulo às 15h00. Além disso, às quartas e sábados, haverá voos extras com horários diferenciados.
O atendimento aos clientes será centralizado no ParkShopping Canoas, onde serão realizados os processos de check-in, despacho de bagagem, embarque e desembarque.
Os bilhetes já estão à venda nos canais oficiais da GOL, incluindo o site, aplicativo e lojas nos aeroportos.
ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou, na sexta-feira (24/05), por meio da Resolução nº 747 de 23 de maio de 2024, a proibição do despacho de armas de fogo e munições em voos comerciais com origem ou destino na Base Aérea de Canoas (RS). A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (24), visa garantir a segurança das operações aeroportuárias no local, que atualmente recebe voos comerciais devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
Segundo a resolução, é vedado o despacho de armas e munições em todos os voos que utilizam a base aérea de Canoas. A exceção à regra é para agentes públicos que estejam retornando de missões no Rio Grande do Sul em função do estado de calamidade pública causado pelas enchentes e chuvas intensas. Nestes casos, o embarque armado deverá ser previamente autorizado pela Polícia Federal.
*Com informações de Anac, Fraiport e GOL Linhas Aéreas