Estação de Metrô, com passageiros | Foto: Richard Souza / GE, com alteração por IA / Ilustrativa
[Foto: Richard Souza / GE, com alteração por IA]
Modais de transporte público do Rio de Janeiro terão esquemas especiais de funcionamento para atender à demanda do Réveillon, com alterações entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Confira o funcionamento previsto, segundo divulgado pelas respectivas concessionárias.
Barcas Rio
No dia 31/12, a circulação das barcas será normal.
Já no dia 01/01, a operação seguirá a grade de domingos e feriados. Na linha Arariboia, os intervalos serão de 60 minutos. As linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não irão operar.
Trens da SuperVia
A SuperVia adotará uma programação especial para o período do Ano Novo:
- 29/12 (segunda-feira): operação com grade regular de dias úteis.
- 30/12 (terça-feira): operação com grade regular de dias úteis.
- 31/12 (quarta-feira – véspera de Ano Novo): trens com horários fixos, conforme a grade de sábados.
- 01/01 (Ano Novo): durante a madrugada, haverá viagens extras para o retorno dos passageiros da festa de Réveillon. Após essas viagens, a operação seguirá a grade de domingos e feriados.
A estação Central do Brasil será reaberta às 0h20 para embarque. Também haverá funcionamento da estação Maracanã durante a madrugada, em razão do evento Maravira Rio. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.
Na madrugada de 1º de janeiro, as partidas da Central do Brasil serão para os ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna, com viagens expressas e paradoras em horários previamente definidos pela concessionária.
A SuperVia orienta a compra antecipada das passagens para evitar filas e informa que não aceita o sistema Jaé.
MetrôRio
O MetrôRio realizará uma Operação Especial de Réveillon, que começa às 19h do dia 31/12/2025.
Ida:
O embarque será realizado exclusivamente com QR code. Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque, com exceção da estação Cardeal Arcoverde/Copacabana, que funcionará apenas para desembarque entre 19h e meia-noite.
Volta:
O retorno ocorrerá da meia-noite até as 5h do dia 01/01, exclusivamente com a pulseira do Passaporte Réveillon 2026. Algumas estações permanecerão abertas para embarque durante a madrugada, enquanto as demais funcionarão apenas para desembarque.
A partir das 7h do dia 01/01/2026, o metrô volta a operar até as 23h, com exceção das estações Praça Onze, Saara/Presidente Vargas e Uruguaiana/Centro, que reabrirão às 5h do dia 02/01/2026.
Durante a operação especial, será obrigatório o uso do Passaporte Réveillon 2026, não sendo aceitos outros meios de pagamento ou integração tarifária. O MetrôRio também reforça orientações de segurança, incluindo a proibição do transporte de grandes volumes, garrafas de vidro, fogos de artifício, bicicletas e pranchas.
Programação sujeita a alterações.