BrasilEconomia

Bandeira verde segue para fevereiro: sem acréscimos nas tarifas de energia elétrica

Compartilhe essa notícia!

[Imagem: Ilustração]

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira verde será mantida em fevereiro, sinalizando que, mais uma vez, não haverá aumento na tarifa de energia elétrica para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). Esta é a terceira vez consecutiva que a tarifa não sofrerá acréscimos.

A cor da bandeira, que é determinada mensalmente, reflete a variação dos custos de geração de energia, com base na análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O ONS é responsável por definir a estratégia mais eficiente de geração de energia para atender à demanda do país.

Nos meses chuvosos, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das usinas hidrelétricas acumulam maior volume de água, o que reduz a necessidade de utilizar as termoelétricas, que geram energia de forma mais cara e poluente, devido ao uso de combustíveis fósseis.

O sistema de bandeiras, criado em 2015, serve como um alerta para os consumidores. Ele indica quando é necessário economizar energia elétrica, dependendo dos custos de sua produção. A bandeira verde, como no caso de fevereiro, é a mais favorável, pois não implica em custos adicionais para os consumidores.

*Com informações de Aneel

error: Não é possível copiar.