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Bancos retomam atendimento nesta quinta-feira (26); veja horários para o fim do ano

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[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]

Após o feriado de Natal, as agências bancárias voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (26/1), para atendimento presencial ao público, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com o ano Novo se aproximando, o dia 30 de dezembro será o último dia útil para atendimento presencial e realização de todas as operações bancárias, incluindo compensações. No dia 31, não haverá expediente bancário, e as instituições financeiras só retomarão o atendimento presencial no dia 2 de janeiro, após o feriado de 1º de janeiro, exceto nas localidades onde houver feriado municipal.

Segundo informações da Febraban, durante os dias em que não há expediente bancário, 31 de dezembro e 1º de janeiro, as operações como TED não serão processadas. Apenas o PIX, que opera 24 horas, inclusive em feriados, estará disponível para transferências e pagamentos.

Para contas de consumo com vencimento nos dias sem compensação bancária, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil, sem acréscimos. Já tributos e impostos com vencimento nesses dias devem ser quitados antecipadamente, evitando juros e multas.

“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

A Febraban recomenda que os correntistas utilizem os canais digitais, como aplicativos de celular e internet banking, ou os terminais de autoatendimento das agências, que estarão disponíveis. Outra opção é o pagamento via Débito Direto Autorizado (DDA), disponível para boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressaltou o diretor-adjunto.

*Com informações de Febraban

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