BrasilNegóciosRio de Janeiro

Bancos não abrem dias 15 e 20 novembro em todo o Brasil; No Rio de Janeiro também estarão fechados dias 18 e 19 de novembro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / GE]

As agências bancárias em todo o Brasil não abrirão para atendimento presencial ao público em dois feriados nacionais de novembro: Dia da Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro, quarta-feira). No entanto, em outras datas do período, como nos dias 18 e 19 de novembro, os bancos funcionarão normalmente, exceto nas cidades onde há decretos de feriado municipal.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, foi decretado feriado municipal nos dias 18 e 19 de novembro em razão da 19ª reunião do G20. Com essa medida, a capital fluminense terá um feriado prolongado de seis dias, de 15 a 20 de novembro. O feriado prolongado busca facilitar o deslocamento dos líderes internacionais e suas comitivas, bem como auxiliar no planejamento de eventos paralelos ao G20, que incluem o G20 Social, Urban 20 (U20) e a Cúpula de Líderes do G20, programados entre os dias 14 e 19 do mês.

Para as demais localidades que não têm feriado municipal decretado, o funcionamento das agências bancárias será normal nos dias úteis intermediários entre os feriados nacionais de novembro. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que, durante os dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar serviços digitais e de autoatendimento, como o internet banking, mobile banking, caixas eletrônicos, e o atendimento bancário por telefone.

Serviços bancários disponíveis e pagamentos

As transações via PIX continuarão operando normalmente durante o período dos feriados. Já as compensações bancárias para outros tipos de transferência, como TEDs, serão processadas no próximo dia útil após o feriado.

Para quem possui contas de consumo ou carnês com vencimento nos dias dos feriados nacionais, será possível realizar o pagamento no próximo dia útil sem acréscimo de multa ou juros. Contas de consumo, como água, energia e telefone, em geral já têm datas ajustadas ao calendário de feriados. Em caso de não ajuste, a Febraban orienta que o pagamento seja antecipado ou agendado, ou ainda que seja utilizado o código de barras nos canais de autoatendimento, internet banking ou por telefone.

Clientes cadastrados como sacados eletrônicos têm ainda a opção de quitar boletos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Resumo do funcionamento bancário em novembro:

  • Dias 15 e 20 de novembro: Agências fechadas em todo o país.
  • Dias 18 e 19 de novembro: Agências abertas, exceto em localidades que tenham decretado feriado municipal, como o Rio de Janeiro.
  • Alternativas: Clientes podem usar canais digitais e autoatendimento para realizar transações financeiras quando as agências estiverem fechadas.

Com informações da Comunicação da Febraban.

error: Não é possível copiar.