
[Foto: Leonardo Sá / Agência Senado]
Em maio de 2025, os brasileiros resgataram R$ 315 milhões em valores esquecidos no sistema financeiro, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). Desde o início do Sistema de Valores a Receber (SVR), já foram devolvidos R$ 10,7 bilhões aos clientes, mas ainda restam R$ 10,1 bilhões disponíveis para saque.
O SVR permite que pessoas físicas, jurídicas, e representantes legais consultem se há recursos esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. A consulta é gratuita e feita apenas com CPF e data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura, sem necessidade de login. Para o resgate, o usuário deve possuir conta Gov.Br com níveis prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada.
O dinheiro pode ser retirado diretamente na instituição responsável ou por meio do próprio sistema do BC. No caso de valores pertencentes a pessoas falecidas ou empresas encerradas, o saque pode ser realizado por herdeiros, inventariantes, ou representantes legais, mediante assinatura de termo de responsabilidade.
Em maio, o BC implementou a solicitação automática de resgate para pessoas físicas com chave Pix do tipo CPF, que permite o crédito automático dos valores na conta do beneficiário sem necessidade de novas solicitações.
Os recursos disponíveis no SVR abrangem saldos em contas encerradas, cotas de cooperativas de crédito, valores de consórcios, tarifas e cobranças indevidas, além de contas pré ou pós-pagas e outras quantias financeiras.
Até o final de maio, mais de 31 milhões de correntistas realizaram o saque, sendo cerca de 28 milhões pessoas físicas e 2,8 milhões pessoas jurídicas. No entanto, ainda há mais de 48 milhões de beneficiários com valores a receber, a maioria com quantias pequenas: 62,84% têm direito a até R$ 10, enquanto apenas 1,89% podem sacar acima de R$ 1 mil.
O Banco Central alerta para golpes relacionados ao SVR, reforçando que o serviço é gratuito, não envia mensagens para confirmação de dados e que apenas as instituições financeiras indicadas no sistema podem contatar os clientes. O BC orienta que ninguém deve fornecer senhas ou informações pessoais a terceiros.
*Com informações de BC