BrasilEconomia

Banco Central anuncia modernização dos boletos com integração ao Pix e nova modalidade dinâmica

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / lensGO]

O Banco Central (BC) aprovou, nesta quinta-feira (12), uma resolução permitindo que os boletos sejam pagos não apenas via código de barras, mas também por meio de outros instrumentos, como o Pix.

Embora a resolução só entre em vigor oficialmente em 3 de fevereiro, a novidade já pode ser implementada pelas instituições financeiras. Os boletos agora podem incluir um código QR para pagamento via Pix. Segundo o BC, essa funcionalidade será oferecida inicialmente em caráter experimental, enquanto o órgão trabalha na regulamentação definitiva, prevista para ser concluída em 2025.

Com a integração ao Pix, os pagamentos via boletos podem ganhar agilidade e praticidade. O usuário realizará a transação instantaneamente ao apontar a câmera do celular para o código QR, eliminando a espera de até três dias úteis, comum nos boletos tradicionais.

Boleto dinâmico

Além da integração com o Pix, o BC anunciou a criação do boleto de cobrança dinâmico, que apresenta uma camada adicional de segurança para operações envolvendo títulos negociáveis, como as duplicatas escriturais. Esses títulos, regulamentados pela Lei 13.775/2018, são amplamente utilizados no fomento de pequenas e médias empresas.

O boleto dinâmico será vinculado diretamente ao título digital registrado em sistemas autorizados pelo BC. Essa medida visa garantir que os pagamentos sejam direcionados ao legítimo detentor dos direitos do título, beneficiando tanto os devedores quanto os financiadores.

Em nota, o Banco Central destacou que a nova modalidade oferece segurança e eficiência nas transações. “ As duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos.”, informou o órgão.

A adoção do boleto dinâmico está condicionada à implementação dos sistemas de escrituração ou de registro digital para esses títulos, atualmente em fase de desenvolvimento. O BC estipulou um prazo de até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas para que a nova modalidade seja amplamente utilizada.

*Com informações de BC

error: Não é possível copiar.