Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, SP
[Foto: Reprodução de vídeo / Redes Sociais]
Um avião de pequeno porte explodiu logo após a decolagem, na manhã desta quinta-feira (09/01), no município de Ubatuba, no estado de São Paulo. O avião caiu na orla da Praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate. A prefeitura da cidade paulista confirmou, às 11h23, a morte do piloto.
De acordo com a última atualização da prefeitura, quatro pessoas foram resgatadas do avião, incluindo um casal e duas crianças. A Santa Casa da cidade informou, às 12h32, que há cinco vítimas hospitalizadas, sendo três adultos e duas crianças. Entre os adultos, um dos pacientes não estava na aeronave. Todas as vítimas estão estáveis e recebem atendimento médico.
Por meio de redes sociais, o Governador do estado de São paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP ) manifestou solidariedade às vítimas do acidente: “Minha solidariedade às vítimas do acidente aéreo que aconteceu em Ubatuba. Infelizmente, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte do piloto da aeronave. Outras quatro pessoas, entre elas duas crianças, que estavam no avião foram socorridas com vida e estão sendo atendidas na Santa Casa de Ubatuba. De acordo com a Defesa Civil, três pessoas que estavam numa praça junto à orla foram atingidas. Duas delas já foram atendidas e liberadas”, publicou o governador.
Ainda na tarde desta quinbta-feira, a Prefeitura informou que as “vítimas do acidente com a aeronave atendidas pela Santa Casa de Ubatuba começaram a ser transferidas para o Hospital Regional de Caraguatatuba.”
Dinâmica do acidente
A Rede VOA, concessionária responsável pelo Aeroporto de Ubatuba, informou que a aeronave partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas a bordo e tentou pousar em Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, incluindo chuva e pista molhada.
Após o pouso, o avião ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da cabeceira e atingiu uma mulher e uma criança, que estavam no local. Segundo informações, ambas estão bem.
Investigação
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para conduzir a Ação Inicial da ocorrência. A etapa inclui coleta de dados, preservação de evidências, análise dos danos causados pela aeronave e levantamento de informações que possam ajudar na investigação.
A FAB destacou que o objetivo do Cenipa é prevenir novos acidentes semelhantes, sendo a conclusão da investigação dependente da complexidade do caso e da identificação de fatores contribuintes.
*Com informações de Prefeitura de Ubatuba