Aviação civil brasileira registra crescimento no mercado internacional
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
A aviação civil brasileira atingiu um marco histórico em novembro de 2024, com a movimentação de mais de 2,1 milhões de passageiros em voos internacionais, o que representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20/12) pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
De acordo com a publicação, este é o primeiro ano em que o país ultrapassou a marca de 2 milhões de passageiros internacionais em novembro, com o indicador crescendo pelo 44º mês consecutivo.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a parceria entre o setor público e privado como chave para esse sucesso, mencionando o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que visa impulsionar o turismo internacional com investimentos estratégicos.
“Estamos tendo um ano de muito sucesso na nossa aviação internacional, com previsão de ser o melhor da história. O bom resultado alcançado até aqui é fruto de grandes parcerias realizadas com o Ministério do Turismo, Embratur, empresas aéreas e toda a cadeia produtiva. Entre as ações realizadas pelo Governo Federal está o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), com investimentos para promover o turismo internacional”, disse o ministro.
Ainda de acordo com o ministério, de janeiro a novembro de 2024, mais de 22,6 milhões de turistas embarcaram para o exterior, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Destinos como Chile, Portugal, Argentina e Estados Unidos lideraram o fluxo de passageiros. O número de voos também teve alta, com cerca de 12 mil operações internacionais em novembro e um crescimento acumulado de 15,6% no ano.
No mercado doméstico, o número de viajantes alcançou 8 milhões de passageiros em novembro, um aumento de 6% comparado a 2023, o melhor desempenho desde 2019. A oferta de voos domésticos cresceu 6,5%, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste.
No total, de janeiro a novembro de 2024, o Brasil transportou mais de 107 milhões de pessoas, alcançando o melhor desempenho para o mês de novembro desde o início da série histórica da aviação civil brasileira. O país também se consolidou como o quarto maior mercado de voos domésticos no mundo, com um crescimento de 6,6%, superando a média global de 5,6%.
*Com informações de Ministério dos Portos e Aeroportos