Ativista do Greenpeace interrompe apresentação na Rio Oil & Gas para protestar contra crise climática
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
Nesta terça-feira (24), uma ativista do Greenpeace Brasil interrompeu a apresentação do secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Haitham Al Ghais, durante a convenção Rio Oil & Gas (ROG.e), no Rio de Janeiro. A manifestante levantou cartazes com mensagens como “Who Pays?” (“Quem paga?”, em português) e “Planejando Catástrofes Climáticas”, chamando a atenção para os impactos ambientais da indústria de combustíveis fósseis.
A ação foi acompanhada por outros ativistas do Greenpeace, que também exibiram cartazes no evento, em uma manifestação pacífica para denunciar os danos causados pela crise climática. Em nota, o Greenpeace Brasil destacou que as empresas de petróleo continuam lucrando enquanto o Brasil sofre com eventos climáticos extremos, como a maior seca em 70 anos.
O ROG.e, que acontece até o dia 26 de setembro, reúne líderes da indústria petrolífera, como executivos de grandes empresas como Shell, Chevron e BP, além de autoridades políticas, como a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Durante o evento, Al Ghais apresentou projeções sobre o consumo de energia, e o ministro Silveira afirmou que o Brasil está em fase avançada para obter licença de exploração de petróleo na margem equatorial, área de grande potencial no litoral norte do país. Ele também destacou que o Brasil é um dos maiores produtores de energias limpas e renováveis, mas que não pode deixar de explorar suas reservas de petróleo, garantindo que a Petrobras vem cumprindo as exigências ambientais.
Com informações da Agência Brasil.