
Jair Messias Bolsonaro
[Foto: Richard Souza / AN]
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta segunda-feira (1º/9) a visita do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, no Condomínio Solar de Brasília, no Lago Sul, região nobre da capital federal.
A visita de Damares está marcada para ocorrer entre 10h e 18h, enquanto Arthur Lira recebeu autorização para se dirigir à residência até as 18h. Ambas devem seguir todas as condições legais e judiciais já impostas ao ex-presidente.
Regras de fiscalização
Moraes determinou que os veículos dos visitantes sejam vistoriados pela Polícia Penal ao deixar a residência, incluindo revistas em habitáculos e porta-malas, como forma de garantir a segurança e evitar qualquer tentativa de fuga.
Desde o início da prisão domiciliar, Bolsonaro tem recebido familiares e aliados que obtiveram autorização judicial, seguindo as medidas de segurança e fiscalização estabelecidas pelo ministro.
Histórico da prisão domiciliar
No dia 4 de agosto, Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente e restrições à realização de visitas na residência, após constatar que Bolsonaro teria burlado a proibição de uso das redes sociais, inclusive por meio de terceiros.
As medidas fazem parte do inquérito que envolve Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), indiciados por atuação junto ao governo dos Estados Unidos, durante a gestão do presidente Donald Trump, para promover sanções contra exportações brasileiras.