
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou, nesta terça-feira (02/09), a proibição de alguns medidores de glicose. A ação de fiscalização visa coibir a venda de produtos que prometem medir os níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca de forma não invasiva, apenas com o uso de um anel. A Anvisa alerta que tais produtos não têm eficácia comprovada e nem registro sanitário.
A medida proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de todos os produtos com os seguintes nomes:
- Anel para Acupressão Glucomax
- Glicomax
- Glucomax
- Glucomax Pro
Segundo informou a Agência, os produtos, que são vendidos em sites de compras e redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok, utilizam imagens de celebridades em seus anúncios para enganar os consumidores.
Riscos e orientações
A ANVISA enfatiza que produtos sem registro ou regularização não possuem garantia de segurança, qualidade e eficácia, podendo representar “sérios riscos à saúde”. Por isso, a Agência orienta que esses itens não sejam utilizados.
A Agência também incentiva a população a denunciar produtos irregulares através da Ouvidoria ou da Central de Atendimento no número 0800 642 9782.
*Com informações de ANVISA