
Farmácia | Foto: Imagem Ilustrativa / Google Gemini
Nesta quinta-feira (04/09), a Anvisa determinou a apreensão de lotes falsificados dos medicamentos Mounjaro e Opdivo, utilizados no tratamento de doenças crônicas e alguns tipos de câncer.
No caso do Mounjaro, a medida publicada no Diário Oficial atinge o lote 082024, produzido por empresa desconhecida. A comercialização, distribuição e uso do lote estão proibidos. A ação ocorreu após a Eli Lilly do Brasil Ltda, detentora do registro do medicamento, informar que não produziu o lote.
O lote ACS1603 de Opdivo também foi identificado como falsificado e deve ser apreendido. A medida impede sua venda, distribuição e uso. A Bristrol-Myers Squibb, empresa responsável pelo registro do medicamento, declarou não reconhecer o lote como original.
A Agência alerta que, por se tratarem de produtos falsificados, não há garantia sobre conteúdo, origem ou qualidade, e que eles “não devem ser usados em nenhuma hipótese”. Profissionais de saúde e pacientes que identificarem os lotes podem comunicar o caso pelos Canais de Atendimento ou à Vigilância Sanitária local.