Anatel libera instalação do 5G em todos os municípios brasileiros
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
As operadoras de telefonia estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em qualquer município brasileiro. A liberação do sinal ocorre após a conclusão do processo de “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), que anteriormente apresentava interferências em sua ativação nos 5.570 municípios do país. Com a faixa liberada, as operadoras de telefonia podem iniciar a instalação do 5G em qualquer cidade do país.
O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) na segunda-feira (02/11), marcando o fim de um trabalho técnico que envolveu a migração e a desocupação de faixas usadas por antenas parabólicas e serviços de radiodifusão.
Antes da chegada do 5G, a faixa de 3,5 GHz era utilizada por serviços de televisão aberta via satélite, especialmente na Banda C, cuja proximidade com a frequência destinada ao 5G exigiu ações para evitar interferências. Entre as medidas adotadas pela Anatel, estão a instalação de filtros em antenas parabólicas e a distribuição de cerca de 4,3 milhões de kits gratuitos de conversão para famílias cadastradas em programas sociais federais.
O processo de migração incluiu ainda a desocupação de 1.482 estações satelitais profissionais que utilizavam a Banda C Estendida. Essa etapa foi finalizada em março, dois anos antes do previsto inicialmente. A última fase, concluída nesta segunda-feira, eliminou interferências em 190 municípios da Bahia, permitindo que o cronograma fosse encerrado com 14 meses de antecedência.
“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora. A partir de 2 de dezembro, com a liberação da faixa nos últimos 190 municípios, todos os 5.570 municípios poderão ter a oportunidade de acesso a essa tecnologia”, informou a Agência.
Beneficiários de programas sociais que dependem de parabólicas para acessar a televisão aberta podem solicitar a instalação gratuita dos kits de conversão pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site oficial da EAF.
A conclusão do processo de liberação do 5G segue modelo semelhante ao da adoção do 4G, quando operadoras assumiram os custos da transição para a TV digital e disponibilizaram equipamentos para famílias de baixa renda. O avanço da nova tecnologia promete trazer maior conectividade e desenvolvimento para as regiões do país.
*Com informações de Anatel