Alerj aprova a Medalha Tiradentes para Livia de Chiquinho
[Foto: Richard Souza / AN]
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21/12), a concessão da Medalha Tiradentes para a prefeita de Araruama, Livia Soares Belo da Silva (Livia de Chiquinho).
A homenagem foi proposta pelo deputado Anderson Alexandre (SDD) e teve parecer favorável do relator, deputado Thiago Pamplona (União).
A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro,
Livia de Chiquinho é a atual prefeita da cidade de Araruama, localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016 foi a primeira mulher eleita prefeita do município da Região dos Lagos com 52,61% dos votos válidos. Em 2020, foi a primeira mulher reeleita prefeita de Araruama, com 63,34% dos votos válidos da cidade (antes da atual prefeita, apenas o prefeito Francisco Ribeiro, Chiquinho da Educação, havia conquistado a reeleição em Araruama).
Na justificativa do Projeto de Resolução Nº 1701/2022, para a concessão da honraria, o deputado Anderson Alexandre cita os resultados nas urnas alcancados pela homenageada em 2016 e 2020, sua formação acadêmica, e os resultados e realizações da prefeita nos seus dois mandatos à frente do Poder Executivo Municipal, como a regularização dos salarios dos servidores (atrasados pela gestão anterior), as diversas obras na cidade, a conquista do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e a aprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O deputado cita ainda que Livia é esposa de Chiquinho da Educação e mãe de Laura.
Segundo Anderson Alexandre, “a prefeita Livia, mesmo diante de todas as adversidades e preconceitos, se consagrou uma representante respeitada da força feminina na política, por mérito aos seus feitos”.