“Ainda Estou Aqui” conquista primeiro Oscar do cinema brasileiro
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Na 97ª edição do Oscar, realizada na noite de 3 de março em Los Angeles, Estados Unidos, o cinema brasileiro alcançou um marco histórico. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, tornando-se a primeira produção brasileira a conquistar a estatueta nesta categoria.
A obra superou concorrentes de peso, como Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia). Durante seu discurso de agradecimento, Walter Salles dedicou a vitória a Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar. A história de Eunice inspirou o roteiro do filme. O cineasta também fez questão de destacar o trabalho das atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
Além do reconhecimento na categoria internacional, Ainda Estou Aqui também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme, mas o vencedor da noite foi Anora, que levou cinco estatuetas no total.
A atriz Fernanda Torres, que concorreu na categoria de Melhor Atriz pelo filme brasileiro, não levou o prêmio, que ficou com Mikey Madison, de Anora. Apesar disso, Fernanda repetiu o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999.
A conquista de Ainda Estou Aqui reforça a relevância do cinema brasileiro no cenário mundial e marca um momento histórico para a indústria cinematográfica do país.