Ilustração de Carnaval | Foto: Ilustrativa / LensGO
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, na quarta-feira (21/01), o esquema especial de transportes para os ensaios técnicos das escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, e para os megablocos de Carnaval. O planejamento foi elaborado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) em conjunto com o MetrôRio, SuperVia e o Consórcio Barcas Rio, com o objetivo de garantir deslocamentos seguros e eficientes ao público.
Segundo o governador Cláudio Castro, o reforço no transporte integra um planejamento mais amplo para o Carnaval de 2026. De acordo com ele, o aumento do público nos ensaios técnicos observado no ano anterior motivou a ampliação da oferta de viagens e a extensão dos horários de funcionamento dos modais.
Os ensaios técnicos, que podem reunir até 80 mil pessoas no Sambódromo, ocorrerão às sextas, sábados e domingos, a partir do dia 23 de janeiro, com reforço da operação nos horários de maior demanda.
A secretária de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, destacou que o planejamento prioriza o conforto, a confiabilidade do serviço e a fluidez das viagens, com ampliação da oferta de transporte e programação de viagens extras.
Metrô
O MetrôRio vai estender o horário de embarque nas estações Praça Onze e Central do Brasil/Centro.
- Às sextas-feiras (23 e 30 de janeiro, e 6 de fevereiro), o funcionamento será das 5h às 4h.
- Aos sábados (24 e 31 de janeiro, e 7 de fevereiro), das 5h às 2h30.
- Aos domingos (25 de janeiro, e 1º e 8 de fevereiro), das 7h às 2h30.
As demais estações funcionarão normalmente, com permanência abertas após o horário regular apenas para desembarque. A integração entre as linhas 1 e 2 será feita entre Central do Brasil e Botafogo, às sextas-feiras, e entre Central do Brasil e General Osório, aos sábados e domingos.
Trens urbanos
A SuperVia vai realizar 77 viagens extras durante os ensaios técnicos. Os ramais de Santa Cruz, Japeri e Saracuruna terão 25 viagens adicionais cada, enquanto o ramal Belford Roxo contará com duas viagens extras. A estação Central do Brasil permanecerá aberta após os ensaios.
Para os megablocos, estão previstas 128 viagens extras. Haverá reforço nos dias de desfiles dos blocos Chá da Alice, Lexa, Bloco da Gold, Será Que Abre?, Bloco da Favorita e Cordão do Boitatá, além de redução dos intervalos nos ramais de Santa Cruz e Japeri.
Barcas
As barcas terão operação especial na linha Arariboia–Praça XV, com redução dos intervalos em horários de pico durante os dias dos megablocos. Aos domingos, a linha terá intervalos de 30 minutos, em vez dos 60 habituais, com reforço nos períodos da manhã e da tarde.
A linha Paquetá também contará com esquema especial, com quatro viagens extras no período da tarde, entre 13h e 17h, além da possibilidade de viagens adicionais para transporte de cargas nos dias de maior movimento.