Estação de Metrô, com passageiros | Foto: Richard Souza / GE, com alteração por IA / Ilustrativa
[Foto: Richard Souza / GE, com alteração por IA]
O MetrôRio inicia, nesta segunda-feira (15/12), a comercialização do passaporte de embarque para a operação especial de Réveillon 2026, que permite o uso do sistema metroviário na ida e na volta da Praia de Copacabana. Os bilhetes especiais seguem sendo digitais, via QR Code, e podem ser adquiridos pelo aplicativo ou pelo site oficial da concessionária. Também haverá venda presencial em três estações: Del Castilho, Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, com funcionamento das 10h às 19h. Nessas unidades, o passageiro poderá adquirir o QR Code impresso em papel.
A novidade deste ano é a pulseira de retorno, que será entregue ao cliente no momento em que o bilhete especial for validado nas catracas, na ida ao evento. A medida tem como objetivo melhorar o fluxo e agilizar o embarque no retorno. O valor do passaporte é de R$ 15 e dá direito a uma viagem de ida e outra de volta durante a noite da virada.
A partir de 22 de dezembro, a venda dos bilhetes digitais passa a ser feita exclusivamente pelos canais on-line do MetrôRio. As vendas serão encerradas às 18h do dia 31 de dezembro ou antes, caso os bilhetes se esgotem. Durante a operação especial, somente passageiros com o passaporte de ida e volta poderão utilizar o metrô a partir das 19h do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro.
No momento da compra, o passageiro deverá escolher uma das cinco faixas de horário para a ida: das 19h às 20h, das 20h às 21h, das 21h às 22h, das 22h às 23h ou das 23h à meia-noite. O retorno, entre meia-noite e 5h do dia 1º de janeiro, não terá horário fixo e será permitido exclusivamente com o uso da pulseira de retorno.
A pulseira será obrigatória para o embarque após o evento em Copacabana. Mesmo quem não utilizar o metrô na ida e desejar embarcar após a meia-noite deverá retirar a pulseira no dia 31, das 14h às 22h, nas estações Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Jardim Oceânico e Maracanã.
Os bilhetes podem ser pagos com crédito ou Pix nos canais digitais e com dinheiro, crédito ou débito nas bilheterias. Cada cliente poderá adquirir até dez passaportes por compra. Os bilhetes são válidos apenas na noite do Réveillon, sem possibilidade de reembolso ou uso posterior.
No dia 31 de dezembro, a partir das 19h, não serão aceitos cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais, Jaé, Bilhete Único, vale-transporte nem pagamento por aproximação. Esses meios voltam a ser aceitos a partir das 7h do dia 1º de janeiro, quando o sistema funcionará em horário de feriado, das 7h às 23h.
A concessionária recomenda a utilização da estação Siqueira Campos/Copacabana para ida e volta do evento. Na ida, os bilhetes especiais serão aceitos em todas as estações, exceto Cardeal Arcoverde. Após a meia-noite, o embarque será permitido apenas nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico.
A operação especial de Réveillon do MetrôRio, que chega à sua 26ª edição, contará com reforço no quadro de colaboradores, orientadores de fluxo, vigilância permanente e apoio da Polícia Militar.
Serviço
Venda do passaporte do MetrôRio – Réveillon 2026 (Copacabana)
Compra on-line: de 15/12 até 18h do dia 31/12, pelo aplicativo ou site do MetrôRio
Venda presencial: de 15/12 a 21/12, das 10h às 19h, nas estações Del Castilho, Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca
Valor do passaporte (ida e volta): R$ 15