Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Richard Souza / AN
[Foto: Richard Souza / AN]
O Supremo Tribunal Federal abriu o credenciamento para pessoas interessadas em assistir presencialmente ao julgamento do Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado. O formulário deve ser preenchido até as 12h de quinta-feira. O julgamento ocorrerá nas sessões da Primeira Turma previstas para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro.
Jornalistas e fotógrafos não precisam de credenciamento prévio. Para acessar o Plenário, basta apresentar identificação pessoal e do veículo de comunicação.
Acusação apresentada pela PGR
O Núcleo 2 será julgado na Ação Penal 2693, cuja denúncia foi recebida em abril deste ano. De acordo com a Procuradoria-Geral da República, os réus são acusados de elaborar a chamada “minuta do golpe” e de coordenar ações de monitoramento e de suposta “neutralização” violenta de autoridades públicas. Também são apontadas ações articuladas da Polícia Rodoviária Federal para dificultar o voto de eleitores da Região Nordeste durante as eleições de 2022.
O grupo é composto pelos seguintes réus:
Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal.
Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor internacional da Presidência da República.
Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência.
Marília Ferreira de Alencar, delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal.
Mário Fernandes, general da reserva do Exército.
Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
As sessões serão transmitidas ao vivo pela Rádio e TV Justiça e pelo canal do Supremo no YouTube.
O acesso ao Tribunal será permitido somente às pessoas que receberem e-mail de confirmação enviado pelo Cerimonial do Supremo. Solicitações fora do prazo não serão aceitas.