Livros | Foto: Richard Souza / GE
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
O Prêmio Literário do Ensino Fundamental chega à sua segunda edição em Rio das Ostras e já tem os autores selecionados para integrar a obra coletiva de 2025. O livro, que será lançado durante a cerimônia de premiação no dia 29 de outubro, reunirá os textos escolhidos pela banca técnica julgadora, todos produzidos por estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A iniciativa é patrocinada pela Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, por meio do comitê Seagems do Bem, que desenvolve ações sociais nas áreas de cultura, educação e meio ambiente.
Com o tema “O amor que cuida. Amor que não se esquece!”, o prêmio mobilizou 405 alunos de 16 escolas municipais ao longo do ano letivo. No total, foram 179 textos produzidos, com o apoio de 23 professores orientadores. Após a análise da comissão avaliadora, 46 textos, escritos por 98 estudantes, foram selecionados para compor a obra final.
O tema proposto incentivou reflexões sobre afeto, cuidado e memória, promovendo debates em sala de aula sobre valores humanos e sua relevância na construção de uma sociedade mais acolhedora.
Para a Seagems, apoiar o prêmio é uma forma de investir no desenvolvimento social e cultural da região.
“Valorizar e fomentar ações que promovem o pensamento crítico, colaboração e cidadania através da educação e cultura são essenciais na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Ter a Seagems como incentivadora de projetos como o Prêmio Literário do Ensino Fundamental é motivo de orgulho pra todos nós. Cada edição do prêmio traz uma provocação relevante e colabora para ampliar a conversa entre os jovens sobre temas que permeiam nossa sociedade. Acompanhar os resultados, tão positivos, reforça nossa convicção em ter a Seagems como parte atuante nas iniciativas voltadas para temas como educação, cultura e meio ambiente”, destacou Flora Bastos, porta-voz do Seagems do Bem.
O livro com os textos selecionados será distribuído às escolas participantes e aos autores, funcionando como um registro simbólico da premiação e incentivo à continuidade da produção literária entre os jovens.
A cerimônia de premiação reunirá alunos, familiares, professores, gestores escolares e representantes da comunidade, em um momento de celebração da criatividade, da escrita e da expressão dos estudantes da rede pública de Rio das Ostras.
Programação sujeita a alterações.