Min. Alexandre de Moras e Gov. Cláudio Castro no CICC | Foto: Philippe Lima / Governo do RJ
[Foto: Philippe Lima / Governo do RJ]
O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta segunda-feira (03/11), com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Cidade Nova, região central da capital fluminense. Durante o encontro, foram apresentados dados sobre o planejamento e a execução da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão.
Foi prometido o envio de relatório, ao Supremo Tribunal Federal, que deverá demonstrar o cumprimento da ADPF 635.
Após a reunião, o governador acompanhou o ministro em uma visita técnica à Sala de Inteligência e Controle do CICC, onde estão instalados o sistema de reconhecimento facial e as câmeras operacionais portáteis utilizadas pela Polícia Militar. O espaço permite o acompanhamento em tempo real dos deslocamentos das equipes em todo o território fluminense.
De acordo com o governador, o CICC representa o investimento do Estado em planejamento, tecnologia e integração das forças de segurança.
“O Rio de Janeiro tem investido muito em planejamento, tecnologia e transparência para tornar a segurança pública mais eficiente e moderna. O CICC é a expressão desse trabalho coordenado, com tecnologia de ponta. Todo esse aparato garante um serviço de segurança de qualidade para a população”, afirmou Cláudio Castro.
Polo de integração e tecnologia
O CICC é o principal polo de integração das forças de segurança do Estado. O centro atua no monitoramento em tempo real de ocorrências, grandes eventos e situações emergenciais, reunindo representantes das polícias, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Detran e de órgãos federais e municipais.
No espaço também foram desenvolvidos softwares de apoio operacional, como o 190RJ, o Rede Mulher e o Rede Escola. Além disso, o serviço de emergência 190 da Polícia Militar funciona dentro do CICC.