
Dois estudantes foram mortos e outros três ficaram feridos após serem atingidos por disparos na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (25). De acordo com informações preliminares, os criminosos atiraram da calçada da escola em direção ao pátio, onde estavam as vítimas.
Os dois alunos mortos tinham 16 e 17 anos. Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Em nota, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) lamentou a tragédia, classificando o episódio como “cruel” e afirmando que acompanha de perto a situação. O órgão informou que está oferecendo suporte psicológico e apoio à comunidade escolar.
“A Seduc lamenta profundamente a tragédia (…) e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da rede de proteção e com a promoção de uma cultura de paz, para que a escola seja sempre um espaço de vida, cuidado, respeito e aprendizagem”, destacou o comunicado.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, escreveu em rede social: “Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel.”
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, também publicou sobre sobre o caso. Em rede social, publicou: “Já passou de qualquer limite a situação de violência no Ceará ! Entregues à roubalheira e à politicagem nada fazem de concreto para inovar no combate às causas e consequências da mortandade recorde que não poupa sequer crianças e mulheres . O entranhamento das facções na política do Ceará é fato chocante e impune . Elmano e Camilo, suas mãos estão sujas de sangue inocente mais uma vez . Até quando, cearenses?“
O ministro da educação, Camilo Santana, manifestou tristeza e indignação com o ocorrido. Em rede social, escreveu: “Recebi com tristeza e indignação a notícia de violência à Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no Ceará, que resultou na morte de dois estudantes e deixou outros feridos. Nossas equipes especializadas em situações de crise e violência extrema já acompanham o caso de perto, por meio do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares. A hora é de unir forças e trabalharmos, juntos, para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e de acolhimento. Meus sentimentos e minha solidariedade às famílias das vítimas, estudantes, professores e toda a comunidade escolar.”