
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
A Marinha do Brasil formalizou, nesta quarta-feira (10/09), a aquisição do HMS Bulwark, da Classe Albion, pertencente à Marinha Real Britânica. O contrato foi assinado durante a Defence & Security Equipment International United Kingdom (DSEI UK) 2025, em Londres, um dos maiores fóruns globais de defesa, que reúne governos, forças armadas e representantes da indústria do setor.
O acordo decorre do protocolo de intenções firmado em abril deste ano, na LAAD Defence & Security 2025, realizada no Rio de Janeiro. A assinatura ocorreu a bordo do HMS Mersey, com a participação do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e do Second Sea Lord da Royal Navy, Vice-Almirante Martin Connell. O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e demais autoridades civis e militares também estiveram presentes.
Com 176 metros de comprimento, 18.500 toneladas de deslocamento e velocidade máxima mantida de 18 nós (cerca de 34 km/h), o HMS Bulwark possui capacidade para transportar até 710 militares e tripulação de 290 pessoas. A embarcação pode operar com até duas aeronaves de grande porte em seu convés de voo e dispõe de raio de ação de 8.000 milhas náuticas.
Segundo a Marinha, a aquisição do navio amplia a capacidade de transporte de tropas, cargas e suprimentos, permitindo o envio rápido de estruturas de hospitais de campanha, medicamentos, mantimentos e outros itens essenciais em situações de desastres naturais e missões humanitárias. Além disso, reforçará a proteção da Amazônia Azul, área estratégica das águas jurisdicionais brasileiras, rica em recursos naturais.
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, destacou que a incorporação do HMS Bulwark representa um marco para a força naval brasileira.
“A aquisição do HMS Bulwark constitui um marco no esforço de recomposição do núcleo do Poder Naval, contribuindo sobremodo para o exercício da soberania em águas sob jurisdição do Estado. A Marinha do Brasil reafirma, assim, seu compromisso com a ampliação da capacidade de presença em áreas de interesse e com a condição de eficiência adequada para atuar em diferentes cenários, seja em operações de defesa ou em apoio à população brasileira em situações de emergência, em especial nas respostas a desastres naturais e missões de assistência humanitária”.
Especificações do HMS Bulwark:
- Comprimento total: 176 m
- Boca moldada: 28,9 m
- Calado carregado: 7,1 m
- Deslocamento: 18.500 t
- Convés de voo: até 2 aeronaves de grande porte
- Velocidade máxima mantida: 18 nós
- Raio de ação: 8.000 milhas náuticas
- Tripulação: 290 militares
- Capacidade de transporte de tropas: até 710 militares
Com informações da Comunicação da Marinha do Brasil.