
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
A 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) terminou neste domingo (14/09) com público recorde. Mais de 260 mil visitantes participaram da programação ao longo de dez dias, número 20% superior ao registrado no ano passado. O evento é promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação.
Foram realizadas mais de 70 atividades, incluindo debates, espetáculos infantis, rodas de conversa, apresentações musicais e shows. A média diária superou 26 mil pessoas, ultrapassando o número de habitantes do município.
A homenageada desta edição, a escritora Conceição Evaristo, participou da mesa de encerramento dedicada às “Escrevivências”, ao lado de Eliana Alves Cruz, Bárbara Carine e Jeferson Tenório. No encontro, a autora foi celebrada por estudantes e recebeu homenagens da Escola do Idoso de Maricá.
Além da programação literária, a FLIM contou com mesas temáticas sobre Inteligência Artificial, Carnaval e Cultura, Juventude e memória do samba, com participação de nomes como Luiz Antônio Simas, Thiago Gomide, Flávia Oliveira e Helena Theodoro.
Na programação musical, o evento foi encerrado com shows da cantora Mari Fernandez e da prata da casa Nati Pani.
FLIM 2025 valorizou produção literária local e distribui vouchers
A 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) se consolidou como espaço de valorização, inclusão e incentivo à produção literária local. O evento, encerrado neste domingo (14/09), reuniu também autores estreantes e independentes da cidade.
Como medida de incentivo à leitura, a Prefeitura disponibilizou o FLIMCard, voucher digital de R$ 200 destinado a estudantes da rede pública, bolsistas do Passaporte Universitário e Técnico, alunos do IFF e profissionais da Secretaria de Educação. O benefício pôde ser utilizado na compra de livros durante o evento, respeitando a classificação etária de cada obra.
Com informações da Prefeitura de Maricá.