
Lançamento do aplicativo 196RJ | Foto: Rogério Santana / Governo do RJ
[Foto: Rogério Santana / Governo do RJ]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (1º/9), o aplicativo 193RJ, uma nova ferramenta para solicitar socorro ao Corpo de Bombeiros de forma rápida e precisa. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara.
Com o uso da geolocalização, o aplicativo identifica automaticamente o local da emergência e envia os dados diretamente para a central de atendimento dos bombeiros, garantindo maior eficiência na resposta. A plataforma permite registrar ocorrências como acidente de trânsito, incêndio, escapamento de gás e tentativa de suicídio. Para outros casos, o usuário pode acionar o número 193 diretamente pelo app.
O acesso é integrado à conta gov.br, o que assegura a identificação dos cidadãos e a proteção dos dados. O aplicativo também permite acompanhar, em tempo real, o status do chamado.
O app 193RJ pode ser adquirido para Android, na Play Store, e para IPhone, na App Store.
“Essa é mais uma grande entrega para beneficiar o cidadão fluminense. Tivemos o número alarmante de 17 mil trotes sendo passados para os bombeiros, podendo causar mortes. Essa ferramenta contribui para a missão maior da corporação, que é salvar vidas”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Atendimento especializado
Durante o evento, o Corpo de Bombeiros apresentou o Grupo de Operações Especiais (GOESP), criado em junho deste ano. A equipe já salvou mais de 40 pessoas e apoiou cerca de 30 unidades em todo o estado. Composto por 130 militares especializados, o grupo atua em ocorrências complexas, como resgates em áreas de difícil acesso, grandes desastres, incêndios florestais e operações de salvamento em rodovias.
Também foi destacada a Operação Extinctus, maior mobilização do CBMERJ voltada para o combate a incêndios florestais no período de estiagem. Desde junho, a corporação atuou em mais de 2,7 mil ocorrências de queimadas em vegetação, com a mobilização de 400 bombeiros em diferentes regiões do estado, em até quatro horas.
Investimentos
O Governo do Estado anunciou investimentos de R$ 24 milhões no Corpo de Bombeiros, aplicados na compra de novos equipamentos e viaturas. Entre os itens estão dois veículos Auto Transporte de Tropa (ATT), dois veículos Auto Especializado (AEsp) para o GOESP, dois veículos Auto Rápido (AR) para combate a incêndios florestais, além de 21 sopradores, mochilas flexíveis e bombas portáteis.
“Os equipamentos modernos e a tecnologia, agora no aplicativo, garantem mais agilidade e precisão no nosso dia a dia”, ressaltou o coronel Tarciso Salles.
Com informações do Governo do RJ.