
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
A chegada da TV 3.0 promete transformar o modo como os brasileiros assistem televisão aberta. O novo padrão integra os canais diretamente à internet e substitui os tradicionais números de canais por aplicativos das emissoras nos aparelhos.
Segundo informou o Governo Federal, a migração será gradativa, começando pelas grandes capitais e, assim como ocorreu na transição do analógico para o digital, deve alcançar todo o território nacional, incluindo pequenas cidades e municípios do interior.
Entre os principais benefícios da TV 3.0, estão a melhoria significativa na qualidade de imagem, com resolução mínima em 4K e possibilidade de até 8K, além de maior contraste de cores. A novidade também traz o chamado “som de cinema”, com tecnologia de áudio imersiva, que reproduz sons em diferentes direções, proporcionando maior realismo.
Apesar da integração com a internet, não será necessário estar conectado para ter acesso à TV 3.0. O sinal aberto continuará a oferecer os conteúdos transmitidos ao vivo, enquanto a internet permitirá recursos extras, como conteúdos sob demanda, jogos e interatividade.
Assim como hoje, o sinal continuará dependendo de antenas externas ou acopladas às televisões. Já o controle remoto numérico tende a desaparecer, dando lugar a botões de acesso direto aos aplicativos das emissoras, de forma semelhante às plataformas de streaming.
Para os locais onde não há internet disponível, os telespectadores terão acesso normalmente ao conteúdo gratuito transmitido por sinal aberto, sem prejuízo na recepção.