
Foto: Imagem Ilustrativa / Google Gemini
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira (21/08), o curso Mais Ensino Médio, voltado à formação de professores dessa etapa da educação básica. A capacitação é virtual, tem 180 horas de duração e está disponível na plataforma de aprendizagem Avamec.
Para participar, o interessado deve acessar o portal Gov.br, fazer o cadastro e informar dados pessoais, vínculos profissionais e formação acadêmica.
O curso visa melhorar a qualidade da educação por meio da transformação das práticas docentes e da valorização da juventude brasileira, promovendo reflexão crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, como a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), e sua adaptação às realidades das escolas públicas.
Estrutura e metodologia
O Mais Ensino Médio utiliza um currículo em espiral, que revisita e aprofunda os temas gradualmente, evitando repetições desnecessárias. A metodologia é baseada em formação continuada em serviço, com estratégias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudo de casos.
Entre os módulos, há um dedicado à cultura digital, alinhado à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). Ele prepara os docentes para usar a tecnologia de forma pedagógica e intencional, aprimorando o aprendizado dos estudantes.
Na segunda etapa, o curso aborda práticas interdisciplinares e temas contemporâneos, como crise climática e apostas esportivas (bets), além de questões relevantes para as quatro áreas do conhecimento da formação geral básica.
A duração mínima do curso é de 45 dias, podendo ser concluído em até 200 dias.
A conclusão dos módulos é automática após a realização das atividades de fixação, com nota mínima de 6 pontos. O certificado pode ser baixado pelo participante diretamente na plataforma. Existe também a possibilidade de obtenção de certificado de especialização pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, mediante aproveitamento de estudos.
Novos cursos complementares
O MEC anunciou que, no Dia do Professor (15 de outubro), serão lançados quatro cursos complementares, um para cada área do conhecimento:
- Mais Ciências Humanas e Sociais (Mais CHSA)
- Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Mais CNT)
- Mais Matemática e suas Tecnologias
- Mais Linguagens e suas Tecnologias
Os cursos se somam ao Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem), voltado a diretores e coordenadores pedagógicos com formação superior em atuação em escolas públicas estaduais, distritais e municipais.
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, destacou que a iniciativa apoia a formação de profissionais das redes públicas para a implementação da PNAEM. “Este apoio do MEC visa a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio”, afirmou.
*Com informações de MEC