
[Foto: Aline Souza / AEF]
Fechado desde julho após a morte de aves por gripe aviária, o Zoológico do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte da capital fluminense, reabre suas portas ao público nesta quinta-feira (21/08). O anúncio foi feito na terça-feira (19) pelo BioParque, que administra o local.
A medida de fechamento foi preventiva, após a confirmação de que 16 galinhas-d’angola e 2 pavões haviam morrido em decorrência do vírus H5N1, subtipo da gripe aviária, na área da Savana Africana do zoológico.
O vírus foi identificado após um alerta de mortes súbitas, ocorrido em 17 de julho. A confirmação veio no dia 22 de julho, pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, em São Paulo, referência sul-americana no diagnóstico da doença.
Com a reabertura, o BioParque afirma que os protocolos sanitários foram reforçados. Em nota, a administração declarou que o zoológico volta a funcionar “após reforçar os protocolos e monitoramento com acompanhamento da Secretaria de Agricultura do estado”.
Entrada gratuita para crianças e programação especial
Para marcar a reabertura, o BioParque lançou uma promoção que garante entrada gratuita para crianças de até 12 anos em ingressos adquiridos pelo site oficial até o dia 31 de agosto.
Além disso, o fim de semana será de festa no zoológico. No sábado (23) e domingo (24), o local receberá atrações circenses e atividades educativas voltadas à conscientização sobre a gripe aviária. A programação será realizada em parceria com a Superintendência de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.
O Brasil mantém o status de país livre da gripe aviária em aves comerciais, mas reforçou medidas de vigilância e prevenção após o registro de casos em animais silvestres.
*Com informações de BioParque