
A quinta edição do Rio Innovation Week (RIW), realizada de terça-feira até esta sexta-feira (12 a 15/8) no Píer Mauá, superou as expectativas de público. Segundo dados da Riotur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDE), 205 mil pessoas circularam pelos 90 mil metros quadrados do evento, número 10,81% superior ao registrado no ano anterior.
O levantamento aponta que 15% do público veio de fora do estado e 25% de municípios fluminenses fora da capital. Ao todo, 30 delegações estrangeiras participaram da programação, consolidando o evento como a maior conferência global de inovação e tecnologia.
O impacto econômico também foi significativo. A rede hoteleira registrou 90% de ocupação no Centro e na Zona Sul durante os quatro dias de evento, movimentando R$ 149,7 milhões na economia da cidade.
O RIW 2025 contou com 3 mil palestrantes de 20 países, entre eles o prêmio Nobel da Paz Denis Mukwege e a futurista Amy Webb. Segundo a organização, foram gerados R$ 4 bilhões em negócios a partir de conexões e parcerias firmadas durante o encontro.
O Cofundador e Diretor-Geral do evento, Jerônimo Vargas, anunciou que a edição de 2026, marcada para os dias 4 a 7 de agosto, será ampliada para outros pontos da cidade, alcançando a Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. “Vamos expandir o Rio Innovation Week para outros pontos da cidade, abraçando ainda mais o Rio de Janeiro e democratizando ainda mais o acesso”, afirmou.
O evento também renovou a parceria com a Marinha do Brasil, que nesta edição trouxe o veleiro Cisne Branco e o NAM Atlântico, o maior porta-helicópteros da América Latina, palco de batalhas de games e outras experiências interativas que atraíram grande público.