
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira (09/07), o programa Nós+Seguras, uma iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra meninas no ambiente escolar. A ação é resultado da articulação entre as secretarias estaduais da Mulher, da Educação e da Saúde, em parceria com a ONG Serenas.
O objetivo do programa é transformar as escolas da rede pública em espaços mais seguros, acolhedores e comprometidos com os direitos das meninas. Entre as ações previstas estão formações para profissionais da educação e da saúde, rodas de conversa com estudantes e materiais pedagógicos acessíveis para tratar o tema no cotidiano escolar.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) mostram que em 2023, mais de 3 mil meninas de até 17 anos foram vítimas de estupro ou importunação sexual no estado. Do total de 2.227 casos de importunação registrados, 690 envolveram vítimas menores de idade. Quanto aos casos de estupro, 1.789 atingiram meninas de até 11 anos e 1.399 entre 12 e 17 anos.
Levantamentos do Registro de Violência Escolar (RVE) também revelam que meninas representam a maior parte das vítimas em diferentes formas de agressão. Elas são 91% nos casos de violência sexual, 94% em situações de assédio, 79% nos abusos e 100% nos registros de estupro. Também lideram os dados de autoagressão (74%) e tentativa de suicídio (100%).
O Nós+Seguras prevê a articulação de redes locais de proteção dentro das escolas, formação continuada de profissionais e ações educativas para promover uma cultura de paz e equidade. A proposta é oferecer suporte não apenas na segurança física, mas também na saúde emocional das estudantes.
“A violência contra meninas e jovens impacta profundamente a saúde física e emocional dessas vítimas. Nosso compromisso é atuar na prevenção, no cuidado e no acolhimento, garantindo que essas meninas possam reconstruir suas histórias com dignidade e oportunidades reais de crescimento”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
*Com informações de Seeduc-RJ