
[Image: Ilustrativa]
Em um mês de parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os Correios realizaram 1,3 milhão de atendimentos presenciais em suas agências em todo o Brasil. O serviço teve início no dia 30 de maio e oferece apoio a aposentados e pensionistas que desejam esclarecer ou contestar descontos não autorizados realizados por entidades associativas.
A ação é voltada especialmente para quem enfrenta dificuldades no uso do aplicativo Meu INSS ou na Central 135. O atendimento presencial ocorre por tempo indeterminado e busca garantir um serviço mais acessível e humanizado.
Para ser atendido, é necessário apresentar um documento de identificação. Pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida podem ser representadas por terceiros munidos de procuração válida.
O papel dos Correios é identificar se houve desconto indevido, qual a entidade responsável, protocolar o pedido de informações e orientar o beneficiário sobre como prosseguir com a contestação ou solicitar o ressarcimento. Após a resposta da entidade, que tem até 15 dias úteis para se manifestar, o aposentado ou pensionista pode retornar à agência para validar ou contestar a justificativa.
A manifestação de concordância ou discordância pode ser feita presencialmente ou pelo aplicativo Meu INSS, no prazo de até 30 dias corridos após o recebimento da resposta.
A orientação oficial reforça que nem o INSS nem os Correios entram em contato por WhatsApp, telefone, e-mail ou SMS com links. Todas as informações devem ser buscadas nos canais oficiais.
Além desse serviço, os Correios também oferecem atendimento relacionado a benefícios por incapacidade temporária, por meio do sistema Atestmed, dentro do Balcão do Cidadão.