MEC divulga resultados do Enem 2024
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram disponibilizados nesta segunda-feira (13/01) e podem ser acessados individualmente na Página do Participante, utilizando o login do Gov.br com CPF e senha.
Com os resultados, mais de 3 milhões de candidatos que participaram das provas têm a podem solicitar vagas no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Gabarito
Em 14 novembro de 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), antecipou a divulgação dos gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que estavam previstos para ser publicados em 20 do mesmo mês. A partir desta quinta-feira (14/11), os participantes já podem acessar os materiais diretamente no portal do Inep.
Os gabaritos foram organizados conforme as cores dos cadernos e os dias de prova. A medida buscava facilitar a consulta e permite que os candidatos verifiquem suas respostas de forma rápida e eficaz. No entanto, uma questão da prova de ciências da natureza foi anulada e, portanto, não será considerada na pontuação final dos participantes. A questão anulada corresponde aos seguintes números em cada caderno:
- Caderno Verde: questão 124
- Caderno Cinza: questão 100
- Caderno Azul: questão 129
- Caderno Amarelo: questão 102
Enem
O Enem, criado há mais de duas décadas, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, adotam os resultados do exame como parte de seus processos seletivos. Além disso, a nota do Enem é um dos requisitos para acesso a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados do Enem também são aceitos por diversas instituições de ensino superior em Portugal, que possuem acordos com o Inep. Esses convênios permitem que estudantes brasileiros utilizem suas notas para ingressar em cursos de graduação em universidades portuguesas, promovendo uma oportunidade internacional de estudo.
*Com informações de Ministério da Educação