Porto Alegre

Aeroporto Salgado Filho retoma voos domésticos nesta segunda (16)

Compartilhe essa notícia!

[ Foto: Divulgação / Fraport Brasil]

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho retoma nesta segunda-feira (16/12) os voos domésticos para Salvador (BA) e Recife (PE), completando mais uma etapa na reabertura total do terminal. A informação foi confirmada pela Fraport Porto Alegre, concessionária responsável pela gestão do aeroporto.

O terminal, que esteve fechado desde maio devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, passou por um processo de reforma, retomando à operação com pista de pouso e decolagem em sua extensão total de 3.200 metros. Além da pista, foram realizadas obras de recuperação nas taxiways e no terminal de passageiros, permitindo a retomada do funcionamento do aeroporto 24 horas por dia.

No início do mês, o vice-presidente de Operações da Fraport, Edgard Nogueira, afirmou que o planejamento das obras finais do aeroporto estão dentro do cronograma. “Poderemos, a partir dessa data, receber as operações internacionais. Teremos o primeiro voo internacional já no dia 19 deste mês”, afirmou. Ele também acrescentou que a expectativa da concessionária é de que sejam realizados no aeroporto uma média de 140 movimentos (decolagens e pousos) por dia a partir de 2025.

O primeiro voo proveniente da Cidade do Panamá, operado pela Copa Airlines, chegará na madrugada de 19 de dezembro, às 00h20. A partida para o Panamá está programada para 01h25 do mesmo dia, com quatro frequências semanais.

Segundo informações da Fraport, outras rotas internacionais também serão retomadas em breve. No início de janeiro, a Latam Airlines deverá voltar a operar voos para Lima (2 de janeiro) e Santiago (3 de janeiro), com três frequências semanais cada. Aerolíneas Argentinas e Sky Airlines retomarão suas operações em março e junho, respectivamente, enquanto a TAP já confirmou o retorno da rota para Lisboa, com data de início a ser anunciada.

Histórico

Em maio deste ano, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) confirmou, por meio de nota, que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, permaneceria fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. O comunicado ressaltou a falta de previsão para a retomada das atividades, destacando que o terminal de passageiros está fechado visando a segurança de todos. “Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado”, informou a nota. O fato ocorreu após as enchentes atingirem o Rio Grande do Sul no início deste ano.

Durante audiência pública realizada Câmara dos Deputados, no início de dezembro, sobre a retomada das operações aéreas no Aeroporto, o superintendente de infraestrututa aeroportuária da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), Giovano Palma, ressaltou que as enchentes levaram uma sére de reflexões para o setor aéreo.

“Só neste ano tivemos enchentes que fecharam aeroportos em Dubai, em Barcelona e em Porto Alegre. O que aprendemos? Que os desastres são globais e que é preciso agir. Os aeródromos precisam avaliar suas infraestruturas e protocolos em caso de outros eventos como esse de Porto Alegre”, afirmou o superintendente.

Já o diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Raul de Souza, destacou a união do setor: “Sem o empenho dos aqui presentes seria impossível as empresas aéreas operarem temporariamente em Canoas e terem voltado a operar em Porto Alegre”, disse. “Entendemos que somos uma só nação e não medimos esforços para ajudar o Rio Grande do Sul. As empresas aéreas transportaram 3,6 mil toneladas de doações para o estado”, lembrou.

*Com informações de Fraport e ABEAR

error: Não é possível copiar.