Governo dos EUA comenta relatos de avistamentos de OVNIs em Nova Jersey e afirma serem drones
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
Durante um briefing de imprensa realizado nesta quinta-feira (12/12), conduzido pela Secretária de Imprensa Karine Jean-Pierre e pelo Assessor de Comunicações de Segurança Nacional John Kirby, o governo dos Estados Unidos abordou os recentes relatos de objetos voadores considerados por parte do público como objetos voadores não identificados (OVNIs), mas entendidos pelas autoridades como drones ou aeronaves tripuladas.
De acordo com Kirby, até o momento, não há evidências de que os avistamentos relatados representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública, nem de que tenham qualquer ligação com entidades estrangeiras.
“O Departamento de Segurança Interna e o FBI estão investigando esses avistamentos, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades estaduais e locais, utilizando diversos métodos de detecção eletrônica para entender melhor sua origem”, afirmou Kirby.
Os dados até agora analisados indicam que muitos dos avistamentos relatados são, na verdade, aeronaves que operam de forma legal. Além disso, as tecnologias de detecção avançadas utilizadas pelas autoridades federais, estaduais e locais não conseguiram corroborar visualmente a presença de drones.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos, que está apoiando o estado de Nova Jersey, confirmou que não há evidências de envolvimento estrangeiro a partir de embarcações costeiras e que nenhum dos avistamentos ocorreu em espaços aéreos restritos.
Apesar da ausência de evidências de atividades maliciosas, Kirby destacou a necessidade de fortalecer a legislação sobre o tema:
“Esses relatos evidenciam uma lacuna nas autoridades atuais. Pedimos ao Congresso que aprove legislação importante que amplie as autoridades de combate a drones, para que possamos estar melhor preparados para identificar e mitigar quaisquer potenciais ameaças a aeroportos ou outras infraestruturas críticas.”
As autoridades continuam monitorando a situação e reforçando investigações para garantir que eventuais riscos sejam mitigados rapidamente.