BrasilSegurança e Defesa Civil

Alistamento militar feminino começa em 2025 com 1.465 vagas disponíveis

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Alan Santos / PR]

As Forças Armadas brasileiras anunciaram, nesta quarta-feira (11/12), que pela primeira vez, permitirão o alistamento militar voluntário de mulheres que completarem 18 anos em 2025. A iniciativa, disponibilizará 1.465 vagas iniciais, sendo 1.010 para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica.

O período para o alistamento será de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025. As interessadas podem se inscrever de forma presencial em Juntas de Serviço Militar ou on-line. É necessário residir em um dos 28 municípios contemplados pelo Plano Geral de Convocação, distribuídos em 13 estados e no Distrito Federal.

Os documentos exigidos incluem:

  • Certidão de nascimento ou prova de naturalização;
  • Documento oficial com foto (identidade ou carteira de trabalho);
  • Comprovante de residência.

As vagas serão ofertadas em cidades como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG), entre outras.

Após o alistamento, as candidatas passarão por um processo seletivo em etapas, incluindo entrevista, exames médicos, testes físicos e uma análise de aptidão. Elas poderão indicar a Força de preferência (Exército, Marinha ou Aeronáutica), mas a escolha final dependerá da disponibilidade de vagas e da adequação às exigências específicas de cada instituição.

A incorporação poderá ocorrer no primeiro semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou no segundo semestre (de 3 a 7 de agosto). O serviço terá duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até oito anos, conforme o Decreto nº 12.154/2024.

Segundo informações do Ministério da Defesa, atualmente, as mulheres representam cerca de 10% do efetivo total das Forças Armadas, totalizando 37 mil integrantes. Com a inicitaiva, a pasta pretende aumentar gradativamente a participação feminina no serviço militar inicial, alcançando 20% das vagas nos próximos anos.

*Com informações de Ministério da Defesa

error: Não é possível copiar.