EsporteRio de Janeiro

Rio e Niterói lançam candidatura conjunta para os Jogos Pan-Americanos de 2031

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / AN]

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói formalizaram na quarta-feira (27/11) sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O projeto foi entregue pelos prefeitos Eduardo Paes (PSD), do Rio, e Rodrigo Neves (PDT), eleito em Niterói, à Panam Sports, entidade responsável pela organização do evento.

Durante a cerimônia de entrega, Eduardo Paes destacou a experiência das duas cidades na realização de grandes competições internacionais.

“A nossa candidatura não é uma aventura. Estamos falando da união de duas das mais importantes cidades do Brasil para realizar o Pan-Americano. Temos plena confiança no sucesso e vamos demonstrar a nossa capacidade conjunta em realizar grandes eventos, como já fizemos com o Pan 2007, a Copa 2014, além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016″, afirmou Paes.

A proposta, que será avaliada pela Panam Sports, terá seu desfecho na assembleia geral da entidade, marcada para 2025. Antes disso, Rio e Niterói formalizarão a candidatura também ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) na próxima semana, em mais um passo importante para garantir o evento no estado.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou a relevância da iniciativa para o esporte e o desenvolvimento regional:

“Tivemos uma reunião muito produtiva com dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil e da Panam Sports (Organização Desportiva Pan-americana). Na próxima semana, vamos formalizar a carta de intenção. Será muito bom para o Brasil, para o esporte e o desenvolvimento de nossas cidades e do Estado do Rio”, declarou.

Disputa com São Paulo


Além da candidatura conjunta de Rio e Niterói, a cidade de São Paulo também apresentou intenção de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Cabe ao COB decidir, até 31 de janeiro de 2025, qual será a representante brasileira na disputa internacional.

A candidatura vencedora terá o desafio de convencer a Panam Sports de que possui as melhores condições para receber o evento, que movimenta milhões de atletas, turistas e investimentos. Caso o Brasil seja escolhido como sede, será a segunda vez que o país receberá o Pan, repetindo o feito do Rio em 2007.

*Com informações de Prefeitura do Rio

error: Não é possível copiar.