Conexão 2030 abre inscrições para discussão dos ODS no G20 Social no Rio de Janeiro
[Foto: Richard Souza / GE]
O público já pode se inscrever para participar do Conexão 2030, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro no G20 Social. O evento, que será realizado entre os dias 14 e 16 de novembro no Armazém 1b do Boulevard Olímpico, integra a agenda de discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da Cúpula dos Líderes das 20 maiores economias do mundo. Organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Conexão 2030 vai reunir representantes da sociedade civil, movimentos sociais e entidades não-governamentais para discutir estratégias de sustentabilidade e implementação dos ODS no território fluminense.
A programação do Conexão 2030 inclui uma série de painéis, rodas de conversa e workshops, com o intuito de debater temas prioritários, como a transição energética, biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas. No Palco Conexões, especialistas nacionais e internacionais abordarão questões como mudanças climáticas, resiliência urbana, economia azul e o papel das comunidades na agenda ambiental. Entre os convidados está Ana Cláudia Rossbach, diretora-executiva do ONU-Habitat, que trará suas experiências em habitação social e políticas urbanas no Sul Global.
Feira de Tecnologia Limpa
O evento contará também com a Feira de Tecnologia Limpa no Palco Inovação, onde 47 empreendimentos de sete países apresentarão soluções voltadas à sustentabilidade. O GreenNova Hub, cluster de tecnologias limpas do Brasil, estará à frente dessa iniciativa, reunindo representantes de países como Dinamarca, Alemanha, Islândia e Argentina. Entre as inovações expostas, estarão a turbina hidrelétrica da empresa brasileira Aquapower, estudos sobre biodiversidade da Universidade de Copenhague, e a IA da Sipremo, desenvolvida para prever desastres naturais e enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
G20 Social
O G20 Social, realizado antes do encontro dos líderes do G20, promove a participação de atores não-governamentais, oferecendo um espaço para a sociedade civil expressar suas demandas. O evento busca fortalecer a voz das populações e garantir que suas reivindicações sejam ouvidas nos processos de decisão global.
Serviço:
- Data: 14, 15 e 16 de novembro, das 9h30 às 17h
- Local: Armazém 1b, Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
- Inscrições e programação completa: www.rio2030.org