Eleitoras e eleitores sem biometria cadastrada poderão votar nas Eleições Municipais de 2024
Nas eleições municipais de 2024, eleitoras e eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico poderão exercer seu direito ao voto normalmente. A medida garante que todos, mesmo sem as impressões digitais registradas, possam participar do processo eleitoral mediante apresentação de um documento oficial com foto no dia da votação.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente 83% do eleitorado já têm a biometria cadastrada, o que representa cerca de 129 milhões de pessoas. Entretanto, quem não completou o procedimento biométrico ainda poderá votar, desde que o título eleitoral esteja regular. O 1º turno das eleições está marcado para 6 de outubro, com um eventual 2º turno no dia 27 do mesmo mês.
Os documentos aceitos para identificação incluem carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, entre outros. O aplicativo e-Título também pode ser utilizado, desde que o cadastro biométrico tenha sido feito previamente.
A Justiça Eleitoral reforça a importância de baixar o e-Título com antecedência para evitar congestionamentos nos dias próximos à eleição e informa que o cadastramento biométrico será retomado em novembro.
Com informações da Comunicação do TRE-RJ.