Rio de JaneiroSaúde

SES-RJ retoma divulgação do Panorama da Covid-19 após identificado aumento preocupante nos indicadores da doença

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) retomou, nesta terça-feira (27/08), a divulgação do Panorama da Covid-19, após técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) identificarem um aumento preocupante nos indicadores da doença. A análise das Semanas Epidemiológicas (SE) 29 a SE 33, compreendendo o período de 14 de julho a 17 de agosto, revelou uma alta sustentada em fatores como a taxa de positividade e o número de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O aumento precoce desses indicadores, que sinalizam o crescimento dos casos antes mesmo de serem registrados oficialmente nos sistemas de informação, motivou a SES-RJ a reforçar seu monitoramento e preparação no combate à doença.

Na SE 29, a taxa de positividade estava em 3%, subindo para 8% na SE 33, com um pico de 11% na SE 32. Os atendimentos a adultos nas UPAs do estado também apresentaram aumento significativo, passando de 239 casos na SE 29 para 480 na SE 33. Em relação às crianças, os atendimentos saltaram de 117 para 367 no mesmo período.

Diante desse cenário, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, enfatizou a importância da vacinação e da adoção de medidas preventivas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em caso de sintomas gripais.

O documento oficial pode ser acessado clicando aqui.

Comunicado aos Municípios

Na última sexta-feira (23/08), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), vinculado à SES-RJ, emitiu um comunicado a todos os municípios do Estado do Rio, alertando para o aumento nos indicadores precoces da Covid-19. Apesar de não ter sido identificada nova variante em circulação, nem aumento na solicitação de leitos, o alerta reforça a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e controle da doença.

O comunicado recomenda o distanciamento físico para casos confirmados de síndrome gripal por Covid-19, além da importância da lavagem das mãos, do não compartilhamento de objetos pessoais e do uso de máscaras. A vacinação continua sendo destacada como uma ferramenta fundamental para prevenir a disseminação da doença.

As unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, foram orientadas a notificar os casos de síndrome gripal pelo Sistema E-SUS Notifica, garantindo uma resposta rápida e eficaz ao aumento dos casos.

Com informações da Comunicação da Saúde do RJ.

error: Não é possível copiar.