Internações por SRAG seguem em alta no estado do Rio de Janeiro
[Foto: Ilustrativa / Rogério Santana / Governo do RJ]
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou, nesta quinta-feira (22), os mais recentes dados coletados sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções por vírus respiratórios no estado. Segundo a pasta, as internações por SRAG não causadas por covid-19 estão em alta, afetando principalmente crianças de até 4 anos.
Os dados analisados pelo Panorama SRAG, que abrange o período de 21 de abril a 11 de maio, indicam que o número de internações pode ser ainda maior do que o registrado devido à subnotificação.
Utilizando o modelo estatístico nowcasting, que estima casos com atraso de notificação, a Vigilância do Centro de Inteligência em Saúde apresentou as seguintes estimativas:
- Semana Epidemiológica (SE) 17: 519 casos estimados (406 registrados)
- SE 18: 540 casos estimados (343 registrados)
- SE 19: 505 casos estimados (277 registrados)
Vacinação
Luciane Velasque, superintendente de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da SES-RJ, ressalta a importância da vacinação contra a Influenza.
“É um momento de alerta e atenção redobrada. Embora o número de casos registrados não ultrapasse o limite máximo de casos esperados para o momento, considerando uma série histórica, o modelo nowcasting indica que podemos estar perto deste limite, que chamamos de canal endêmico. É importante que a população se vacine contra a Influenza, que é um dos principais vírus que leva aos casos graves de síndrome respiratória”, alertou a superintendente de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da SES-RJ.
Análise dos Vírus Predominantes
O programa apresentado pela secretaria também monitora os tipos de vírus predominantes nas diferentes faixas etárias dos pacientes internados. Segundo os dados, em crianças de até 4 anos, os principais agentes infecciosos são:
- Vírus Sincicial Respiratório (34,96%)
- Rinovírus (17,55%)
Ainda de acordo com os dados apresentados, as solicitações de leitos para crianças dessa faixa etária estão em queda:
- SE 17: 304 solicitações
- SE 18: 292 solicitações
- SE 19: 250 solicitações
Para pacientes com 80 anos ou mais, a taxa de internações por SRAG também está diminuindo, segundo a SES-RJ. Para este público, os principais vírus são:
- Influenza A (14,39%)
- Rinovírus (14,05%)
*Com informações de SES-RJ