Brasil vai planejar estratégias para a próxima epidemia de dengue
[Foto: Rodrigo Nunes / MS]
O Ministério da Saúde está elaborando estratégias de preparação e resposta para enfrentar a próxima epidemia de dengue e outras arboviroses no Brasil. A iniciativa visa fortalecer a vigilância em saúde, aprimorar o manejo clínico, organizar os serviços de saúde, intensificar o controle vetorial e identificar lacunas de conhecimento para financiamento de pesquisas, além de promover a comunicação e a mobilização social. O período epidêmico que será avaliado por técnicos da pasta é o biênio 2024/2025.
O planejamento, abrange ações a curto, médio e longo prazo, e está sendo discutido por especialistas em arboviroses, gestores, pesquisadores e técnicos estaduais e municipais, juntamente com representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Segundo a pasta, a dengue possui um padrão sazonal, com aumento de casos e risco de epidemia, especialmente entre os meses de outubro a maio. Por isso, “os cuidados para combater essa doença devem ser realizados ao longo de todo o ano e não apenas no verão, com ênfase nos meses que antecedem o período das chuvas”, alerta o ministério.
Atualmente, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 24 estados e o Distrito Federal registram queda na incidência da dengue, enquanto o Maranhão e Mato Grosso apresentam tendência de estabilidade de casos da doença. No entanto, o país contabiliza um total de 4.797.362 casos prováveis de dengue este ano, com 2.576 óbitos confirmados e 2.628 em investigação.